Poupatempo ou Perca seu tempo? Saga de 4 horas para tirar um RG

Sábado passado fui ao Poupatempo de Santo Amaro tirar a segunda via do meu RG, já bastante esgastado pela ação do tempo.

Saí de casa às 7h00 e cheguei no local por volta das 8h. Tirei fotos 3×4 e cópia do RG antigo. Abaixo a saga das filas:

1ª Fila: Triagem – chegada: 9h

Com os documentos requisitados em mãos, os requerentes de RG devem ficar na (imensa) fila de triagem. Após cerca de duas horas de espera, fui surpreendida: aquela fila enorme era apenas para me fornecer um papel, escrito à mão, com meus dados e um número de protocolo. Com o papel em mãos, fui para a…

… 2ª fila: pagamento da taxa – chegada: 11h15

Até que a fila para pagar a taxa de 2ª via (R$ 24,63) com cartão de débito não estava grande. Mas quem só tinha dinheiro sofreu. A fila do banco estava gigante.

3ª fila: retirada de senha – chegada: 11h45

Com o papel da triagem e o comprovante de pagamento das taxas em mãos, é preciso pegar outra fila para retirar a senha de atendimento. Na triagem, eles te agendam num determinado horário. Eu estava marcada às 12h00, portanto, só podia retirar minha senha às 11h45.

4ª fila: atendimento, enfim! – Chegada: 12h00

Com a senha e os demais documentos em mãos, enfim fui atendida às 12h45. 45 minutos de espera, pelo menos essa fila tem banquinhos. O painel chama quatro senhas diferentes, para complicar ainda mais. É preciso ficar atento.

Entre chegada e saída, demorei 4 horas para ser atendida. O RG fica pronto em 48h úteis.

Detalhe: como a fila do RG é muito demorada, perdi a manhã e o início da tarde só resolvendo isso. Meu namorado, que precisava também retirar a via definitiva da habilitação, terá que voltar outro dia, pois quando saímos de uma fila, não havia mais senhas de atendimento no Detran.

Mas o Poupatempo tem seus benefícios, é claro. Antes um RG demorava 30 dias para ficar pronto, na época em que íamos às delegacias fazer a identificação. Os atendentes são bem informados e simpáticos. A demora incomodou bastante, afinal, foram mais de 3 horas em pé, e não havia atendimento preferencial. Mulher com criança também tem que ficar na fila.

7 respostas para Poupatempo ou Perca seu tempo? Saga de 4 horas para tirar um RG

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Kathia Oliveira, Kathia Oliveira. Kathia Oliveira said: Poupatempo ou Perca seu tempo? http://bit.ly/aJwBb9 [...]

  2. Sheila disse:

    Pelo menos vc saiu de lá antes das 14h, pq quando fui tirar minha CNH cheguei ao 12h e saí as 18h!!!!!
    uahauhauahuahua

    Legal o Post amigaaaaaaaa

  3. ronise disse:

    credo! quando fui fazer meu rg novo depois que casei, fui em um posto informatizado da policia civil e não demorou 30 minutos. tiraram a foto na hora e tudo. demorou 1 semana para ficar pronto porque tinha uma greve, mas normalmente demora 2 dias.

  4. Denis disse:

    Vc foi de sábado e ainda reclama?

    A grande maioria das pessoas trabalha durante a semana e espera Sábado pra ir lá, ai fica lotado mesmo. Dá próxima vez tenta ir em dia de semana e de manhã, não vai demorar nem 1/3 do que vc demorou.

  5. Lucas disse:

    agendava um horario…em menos de meia hora eu sai de lá.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

