Jaguariúna Rodeo Festival: morte e confusão

O segundo maior festival de rodeio do Brasil “armou” um desastre total e mostrou-se totalmente despreparado para situações de crise.

No início da madrugada deste sábado (23), na altura do show da dupla João Bosco e Vinícius, iniciou-se um tumulto em um dos tuneis de acesso a arena. O empurra-empurra e a desordem de direção passou de um simples aberto a uma confusão geral, onde [tragicamente] 4 pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Após o ocorrido, o evento deu continuidade normalmente, visto que o local é muito grande e uma pequena parte infeliz estava em meio ao tumulto.

Parentes das vítimas descrevem o fato como uma tragédia, e culparam o evento pela falta de policiamento e recursos. Vivian Montagner Contrera, uma das vítimas, foi velada em Paulínia neste domingo (24). No velório, parentes revoltos e inconformados. “Foi falta de organização. Ela foi lá pra se divertir, não pra acontecer uma tragédia desta”, desabafou a tia Sílvia Montagner Toledo.

Em meio a esse caos, pessoas buscavam incessantemente informações quanto a continuidade do evento. Notícias divergentes confundiram ainda mais o público. Vans, ônibus, excursões de cidades distantes seguiram normalmente ao evento, encontrando-o fechado.

A superlotação e a falta de organização levou a vida de pessoas que buscavam uma diversão. Ser amassado, pisoteado e asfixiado em meio ao tumulto é atroz a qualquer pessoa, é pungente para as famílias. Fato imperdoável. Onde está a polícia? A organização do evento? Cadê os responsáveis? Existe outra realidade? As famílias das vítimas sofrem e os culpados ficam impunes.

Fonte: www.globo.com

imagem

 COMUNICADO OFICIAL SOBRE CANCELAMENTO DO EVENTO

A ORGANIZAÇÃO DO JAGUARIUNA RODEO FESTIVAL INFORMA QUE O EVENTO PROGRAMADO PARA HOJE (23/05) E AMANHÃ (24/05) FOI CANCELADO, MESMO DIANTE DE TODAS AS PROVIDENCIAS ADOTADAS PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, DE FORMA A GARANTIR A SEGURANÇA DE TODO O PUBLICO DESDE O INICIO DE SUA 21º EDIÇÃO, INICIADA NO DIA 07 DE MAIO, DE 2009.CUMPRE INFORMAR AINDA QUE O CANCELAMENTO OCORRE EM DECORRÊNCIA DA DETERMINAÇÃO JUDICIAL, POR CONTA DO LAMENTÁVEL EPISÓDIO, DE CONHECIMENTO PÚBLICO, CONSIDERANDO TAMBÉM QUE JAMAIS A ORGANIZAÇÃO DO RODEIO DE JAGUARIÚNA CONCORREU PARA TAL FATO.VALE SALIENTAR QUE O JAGUARIUNA RODEO FESTIVAL É DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL E QUE NOS SEUS 21 ANOS DE EXISTÊNCIA JAMAIS HOUVE OCORRÊNCIA SEMELHANTE, ASSIM CONSIDERANDO TRATAR-SE DE FATO LAMENTÁVEL E ISOLADO. A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO REITERA SOLIDARIEDADE AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS E NÃO MEDIRÁ ESFORÇOS PARA APURAÇÃO DOS FATOS.

Comunicado publicado dia 23/05 no site oficial do festival: www.rodeiodejaguariuna.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: