A postura da mídia

Não queria comentar o caso da tragédia do avião da Air France, até mesmo porque a mídia já o faz à exaustão. Se não há notícias confirmadas, colocam no ar as imagens das pessoas chorando, gente para debater as possíveis causas do suposto acidente aéreo, tentam entrevistar a família das vítimas, que com certeza já estão abaladas o suficiente, certo?

Há infográficos, pautas sobre pessoas que não embarcaram por algum motivo e sobreviveram, simulações e repetições infinitas da mesma imagem. Uma previsibilidade absurda.

Sempre que quero entrar num site (que não seja O Fuxico nem o Ego) e não me deparar com a notícia-sensação do momento, entro no site da Carta Capital. Pode tentar a busca com as palavras ‘Air France’, não tem nada sobre o recente acontecimento lá. Nada mesmo, nenhuma notinha.

Uma amiga minha questionou: “queria ver se alguém da imprensa tivesse um parente no voo, se eles iam gostar!” e mais: “a GM pedindo concordata e ninguém fala! Cadê a gripe suína?”. Todos os meios de comunicação adotam uma postura, têm uma meta, uma missão e seus valores. Nada contra, eles mostram o que o povo quer ver – ou pelo menos, o que eles acham que o povo quer ver.

2 respostas para A postura da mídia

  1. Nitya Rios disse:

    Ótima questão Kathia, aliás, diria que tirou as palavras de minha boca. A mídia transmiti o que eles acham que o povo quer ver. Me diga, sou só eu, ou todos não gostam de repetição, de aproveitamento em momentos delicados?! Essa mudança se dará não somente pela mídia, mas a população necessita entender até que ponto a informação é benéfica tanto para ela, quanto para o “assunto” em pauta.

    • Kathia disse:

      Pois é Nitya, eles não têm respeito nenhum com os parentes e amigos… Só querem se aproveitar… Por outro lado, infelizmente a audiência e a venda de jornais crescem quando há tragédias deste tipo. O povo anda sedento de desgraças mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: