Falar é fácil, mas o bonito é escrever difícil

 A língua é um instrumento vivo, que muda quase o tempo todo. Gírias ficam obsoletas, assim como algumas palavras – vide post anterior.

Hoje, no meio de tanta informação, não há tempo a perder. Nem para encher linguiça.

Ler um texto de Machado de Assis sem consultar um dicionário não é nada fácil. Naquela época, tudo era diferente: moça era môça, beijo era ósculo, mulher era manceba. Não significa necessariamente que o autor queria falar difícil. Eram outros tempos.

Mas alguns não compreendem a teoria da simplicidade, e insistem em rechear os textos com expressões difíceis, ou pior ainda, com palavras em inglês.

Dia desses me deparei com uma frase que continha a sigla ‘aka’. Google nela: aka significa ‘as known as’, ou seja, ‘também conhecido como’ numa tradução literal. Perdi dois minutos da minha vida pesquisando o significado de tal expressão.

Falar difícil pode torná-lo inteligente, intelectual e até mesmo bonito. Mas também pode transformá-lo num escritor/jornalista de gaveta, que ninguém lê e todos desejam defenestrar*.

Um texto é escrito para os outros. O desejo de quem escreve é ser lido. Ser breve, conciso e prático é bonito. Escrever difícil é perda de tempo: o seu e o dos outros.

 * Defenestrar: ato ou efeito de atirar algo ou alguém pela janela.

2 respostas para Falar é fácil, mas o bonito é escrever difícil

  1. Nitya Rios disse:

    Me sinto uma burra quando recorro ao google (várias vezes). Amo as palavras, me fascinam. Mas é preciso saber onde e como usá-las.

    • Kathia disse:

      Pois é. Eu também gosto muito, mas tem pessoas que não tem noção e querem falar difícil. Para que meu Deus, para quê? rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: