Onde descartar meu antigo celular?

celulares

Celulares descartáveis: não duram mais que um ano

Trocar o celular virou rotina anual. Duvido que algum modelo funcione por mais de um ano, e – caso funcione – você o trocará do mesmo jeito. Modelos novos, design diferenciados, utilidades diversas. O celular filma, fotografa, transmite áudios como MP3, WMA, FM/AM, possui GPS, salva arquivos e ainda [acredite se quiser] faz e recebe ligações.

 

Tornou-se necessidade sempre ter em mãos um aparelho moderno, com maior alcance de área e facilidades. Mas, para onde vão as baterias e a carcaça do celular quando se tornam inutilizáveis?

 

baterias-para-celular

Onde descartar as baterias e os acessórios?

Chegou a três o número de aparelhos amontoados em casa, sem destino. Não podia descartá-los em uma lixeira qualquer. As baterias dos celulares, quando depositadas em lixões, contaminam os lençóis d’água subterrâneos com suas substâncias tóxicas.

 

Também foi perceptível a dificuldade em localizar estabelecimentos que dessem um “fim” adequado aos aparelhos e acessórios danificados. Diria que somos induzidos a troca frenquente de aparelhos. Leves, fáceis de cair, frágeis. Não há celular que resista 365 dias.

 

A proporção do crescimento de compra e venda desses pequenos não adequou-se as medidas educativas que, de certo, deveriam ser implantadas. Impossível obter informações das revendedoras (de como e onde descartá-los), após sua inutilidade – salvo raras exceções.

 

Confira abaixo algumas empresas que recebem o descarte de seu aparelho:

 

Nokia: A empresa oferece um programa de reciclagem dos aparelhos Nokia e de quaisquer outros aparelhos. Mais informações : http://www.nokia.com.br/A4524104

 

Nextel: Todas as lojas da Nextel têm urnas para depósito de baterias usadas, que são encaminhadas para reciclagem. *611, diretamente do celular Nextel

 

Motorola: A Central de Atendimento ao Consumidor da empresa – (11)3328-3838 (Grande São Paulo) e 0800 7011244 (demais localidades) – informa os locais que recebem as baterias. Se sua cidade não tem o serviço, a bateria pode ser encaminhada à Motorola pelo correio, a cobrar

 

Samsung: As lojas de assistência técnica têm recipientes para descarte das baterias antigas. Ligue: 0800 124 421

 

Sony Ericsson: As baterias devem ser encaminhadas à assistência técnica ou à operadora mais próxima para armazenagem na filial brasileira da empresa. De lá, elas são enviadas para uma empresa de reciclagem. Informações: 4001-0444

 

Anúncios

2 Responses to Onde descartar meu antigo celular?

  1. Kathia disse:

    Utilidade pública. Adorei o post Nitya, pq nem sempre sabemos onde descartar um celular.
    Fora que a bateria pode contaminar…
    ABs!

  2. Rogerio disse:

    Minha empresa faz reciclagem de equipamentos para empresas, recebemos diariamente grandes quantidades de aparelhos para descarte. Santana Revisa tel:011-29535500 / falar c/ Rogério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: