Festival Folclórico de Parintins

A beleza do Amazonas retratado na mais pura festa popular. Este é o Festival Folclórico de Parintins, que acontece todo último final de semana de junho. São manifestações da cultura do boi-bumbá e o bumba meu boi. Hoje, representados pelo Boi Caprichoso (que prevalece a cor azul) e o Boi Garantido (vermelho).

caprichoso

Boi Caprichoso: Azul é sua cor

 

Lendas, pajés, Cunhãs-Porangas (em tupi cunhã= moça, poranga=bonita). Uma magia interminável no Boibódromo – assim é chamado a arena onde são realizadas as apresentações dos adversários. Alegorias maravilhosas. O conceito do festival pode ser baseado no Carnaval do Rio e de São Paulo, com pequenas diferenças. Em Parintins tudo é mais lindo, perfeito. Não é preciso o exibicionismo das mulheres para enfatizar a beleza feminina. Nada de “peladas” nas apresentações.

 

As fantasias são customizadas com materiais recicláveis e penas artificiais. E o enredo. Ah o enredo. Lindo. Conta as mais diversas lendas e acontecimentos da nossa Amazônia. Uma perfeição sem igual. São ensaios durante o ano e outros que antecedem a apresentação junto a platéia. A platéia, essencial para o sucesso do Caprichoso ou do Garantido, interage constantemente, em uma sincronia magnífica.

garantido

Vermelho de coração, este é o Boi Garantido

 

Não é à toa que gigantes do carnaval brasileiro recorrem ao Festival para acrescentar idéias à composição dos carros e alas.

 

A bateria, de um som contagiante e explosivo, tira qualquer um do chão. Seria mediócre não citar o respeito dos rivais. Enquanto um “Boi” se apresenta, metade do público – que é dividido – fica em silêncio aguardando o Boi do seu coração entrar no Boibódromo. Deve ser muito difícil conter os pés parados naquele ritmo empolgante da baterias.

 

Este é o Festival Folclórico de Parintins, que traz toda a cultura nativa do povo amazonense. Sua simplicidade, sua cumplicidade com a natureza. Defensores de um patrimônio impagável: a cultura e a natureza Amazônica.

 

Enquato publicava este post, ainda não havia encerrado a decisão de quem será o vencedor de 2009. Acompanhe aqui.

 

4 respostas para Festival Folclórico de Parintins

  1. Kathia disse:

    Adorei o texto!!! Realmente, o festival de Parintins não precisa trazer mulheres nuas!!!
    Parabéns Ni, ficou ótimo!

  2. Nitya Rios disse:

    Confesso nunca ter ido à Parintins e presenciar essa magia ao vivo. Mas assisto á anos pela Band. Acho magnífico. E, se tudo der certo, serei presença confirmada ano que vem.rs

    • Kathia disse:

      Opa… Parintins é um evento bonito mesmo… Mas tenho que confessar, é mais barato viajar para o exterior do que para lá…Bjs

  3. camila de souza disse:

    mostre outras lendas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: