Como parecer inteligente escrevendo textos

Aí vai um texto antigo meu (deve ter uns 6 anos), escrito a pedido de um amigo, que queria muito entrar para o mundo dos pseudo-intelectuais. Hoje, não basta ser ou querer ser: é preciso parecer.

escrever) Título.
O título é uma parte fundamental do texto. É pelo título que o caro amigo decidirá se começa a leitura ou se utilizará o verso da folha como rascunho.

 2º) Introdução 
Bom, se o seu título foi bom e o leitor prosseguiu com a leitura na primeira linha, meus parabéns! Você conseguiu a primeira parte do seu objetivo. Agora capriche na introdução.

É nesta parte que você terá a chance de mostrar que o seu texto é tão bom quanto o título. Nada de começar com “era uma vez” ou coisas do tipo, afinal, seu texto é Cult, mas tão Cult que o corretor ortográfico do Word coloca letra maiúscula sem você solicitar ou segurar o shift.

Exemplo de frase comum:

 Era uma vez uma garotinha que vivia em São Paulo, e gostava de música.

 Versão Cult:

Maria era uma garotinha da terra da garoa, ou ainda:

Maria era uma garotinha que vivia entre as avenidas Ipiranga e São João (citar exemplos célebres como a música de Caetano Veloso também funciona), e gostava de Maria Bethânia.

Nota: nem só de nome de gente Cult vivem os textos, mas principalmente deles. Você pode citar Nietzsche, Dostoievski, Chico Buarque e Lars Von Trier, desde que se encaixem no contexto. Se não se encaixarem, tente dar um jeito, pois a presença de nomes Cult é fundamental.

3º) Desenvolvimento
Se o leitor chegou até aqui, é porque o título e a introdução estavam interessantes. Agora, você tem que segurá-lo com o desenvolvimento, onde você irá argumentar suas idéias.

Nota: Você pode até ser fanático por Velozes e Furiosos ou Shrek, o que deve ser ocultado ao máximo no seu texto Cult.

Palavras como: estereótipo, efêmero, ósculo, crepúsculo ou defenestração garantem um título Cult ao texto, além de dar a sensação de que você é mais inteligente, mais poeta, e até mais bonito, mesmo não sendo nenhuma das opções anteriores.

Ex.: Infelizmente, tudo na vida é efêmero, como o ósculo que ganhei de Antonieta.

 Você diria que foi um nerd com cinto por baixo da etiqueta da calça TNG e óculos fundo de garrafa que escreveu isso? Não é poético?

4º) Conclusão
Aqui você encerrará suas idéias e trará aplausos – ou alívio – por parte do leitor amigo. Palavras como: portanto, então, ou contudo são fundamentais no encerramento de qualquer texto. Se for num texto Cult, vale a regra:

Portanto, pode-se afirmar que ____________ (Woody Allen, Lars Von Trier, Michel Gondry, Gilberto Gil, etc), estava correto ao afirmar que _________ (frase célebre de algum renomado artista Cult).

Nota 2: Cuidado com certas palavras.

 Se seu texto é triste e depressivo, evite palavras como “lantejoula”, “carnaval”, “micareta” ou “desfile de escola de samba”.

Palavras como “funeral”, “necrotério”, “você não foi trazido pela cegonha” ou “sexo” podem arruinar um texto Cult para crianças.

 Já palavras como “escárnio” e “coliforme fecal” podem destruir um texto sobre o amor – ou sobre restaurantes.

4 respostas para Como parecer inteligente escrevendo textos

  1. Nitya Rios disse:

    Uau! Very good girl! Thanks!

  2. balastraca disse:

    Ainda hei de tornar-me (mesmo que aparentemente) um sujeiro “cult”. Tal tarefa, a qual permitam-me dizer, não é das mais efêmeras, de longe pode ser considerada simplória, mas, suas preciosas dicas contribuirão, em muito, para que minha pessoa se eleve do patamar atual de relés zé ninguém. Como dizia Zaratrusta, chegarei lá.

  3. Thaynara disse:

    eu quero escrever

  4. jaqueline disse:

    Você sabe que me ama, eu sei que você se importa
    Você sempre grita, e eu estarei lá
    Você quer o meu amor, quer o meu coração
    E nós nunca nunca nunca estaremos separados

    Somos nós um ítem? Menina, pare de brincar
    Nós somos apenas amigos, ou estamos dizendo isso
    Há um outro, olha direto nos meus olhos

    O meu primeiro amor partiu o meu coração pela primeira vez
    E eu fiquei falando
    Amor, amor, amor, oh
    Meu amor, amor, amor, nãoo
    Meu amor, amor, amor, oh
    Eu pensava que você seria minha para sempre

    Amor, amor, amor, oh
    Meu amor, amor, amor, nãoo
    Meu amor, amor, amor, oh
    Eu pensava que você seria minha para sempre, oh oh

    Por você, eu teria feito qualquer coisa
    Outra chance e nós, nós ficamos juntos
    E quero ficar na boa quanto a perder você
    Vou comprar-lhe qualquer coisa, eu vou comprar qualquer anel
    Porque eu não me sinto confortável, venha me salvar
    Venha me sacudir até você me acordar desse pesadelo

    Estou afundando, afundando, afundandooo
    E eu simplesmente não posso acreditar, meu primeiro amor
    Não será ao meu redor

    Amor, amor, amor, oh
    Meu amor, amor, amor, não
    Meu amor, amor, amor, oh
    Eu pensava que você seria minha para sempre

    Amor, amor, amor, oh
    Meu amor, amor, amor, não
    Meu amor, amor, amor, oh
    Eu pensava que você seria minha para sempre

    Luda!
    Quando eu tinha treze anos
    Eu tive o meu primeiro amor
    Não tinha ninguém comparado com o meu bebê
    E ninguém interferia entre nós
    Ninguém jamais vinha em cima
    Ela estava me enlouquecendo
    Oh, eu tiete
    Ela me acordou todo dia
    Não preciso de nenhuma estrela
    Ela faz meu coração bater
    Eu pular uma batida quando
    Vejo-a na rua e
    Na escola, no playground
    Mas eu realmente quero
    Vê-la no fim de semana
    Ela sabe que me atordoa
    Porque ela era tão surpreendente
    E agora meu coração está partido
    Mas eu continuo a dizer

    Amor, amor, amor, oh
    Meu amor, amor

Deixe uma resposta

