Problemas do consumismo

consumir

Faltou a Einstein prever o consumismo fanático da sociedade

Fato: todos somos consumidores. O ato de consumir agrava a preservação do meio ambiente – visto a ignorância perante o assunto de uns, ou indiferença de outros. Acaso já parou para pensar quantas sacolas de supermercado você já consumiu pela vida afora? Onde estão elas, agora? (Considere que um plástico leva 100 anos para se decompor). Mas, não direcionemos o problema às sacolas e aos supermercados.

 

Consumir desenfreadamente é banal. Quanto mais se consome – obviamente – mais resíduos são gerados e, por muitas vezes, não chegam até a reciclagem. Perdem-se em calçadas, terrenos, margens de rios (desnecessário enfatizarmos aqui o caso do nosso Rio Tietê).

 

Claramente não deixaremos de consumir, é questão de sobrevivência. Contudo, precisamos nos conscientizar e entender que separar o lixo para reciclagem deve ser inserido na rotina das metrópoles. Finaliza-se assim uma melhora na qualidade de vida sua e de seus sucessores.

 

coleta

Coleta seletiva: vidros, papéis, plásticos e metais

 

Cito aqui o Projeto de Ecologia Elcomeia que, através da proposta de mudança de comportamento, visa promover atitudes solidárias e ambientalmente corretas. O surgimento do Projeto deu-se através da iniciativa e implementação do programa de coleta seletiva, com a atividade de gerenciar a coleta dos materiais recicláveis.

 

O consumismo continuará. O que pode ser mudado é a forma como lidamos com os resíduos provenientes do consumo e nos adequarmos à utilizar somente o necessário. Sem exageros, sem desperdícios.

 

Informe-se sobre o projeto Elcomeia aqui

 

4 respostas para Problemas do consumismo

  1. camila disse:

    Que bom saber que eu não sou o único ET nessa blogosfera que se preocupa com o assunto! Gostei de saber que não estou só!

    Parabéns pela iniciativa!

    abs
    Camila

    • Nitya Rios disse:

      De forma alguma Camila… Continuemos na luta de “tentar” conscientizar a população do tamanho do problema. Agradeço a força! Bj

  2. Kathia disse:

    Oi Nitya. É verdade, parece que só agora acordamos para o “aquecimento global” e outros problemas do meio ambiente. Estava pensando esses dias, há algum tempo, eu nem sonhava que simples sacolinhas de supermercado pudessem fazer tão mal, sabe? Acho que era falta de conscientização mesmo!

  3. […] a Nitya já postou aqui no blog, o consumismo é um problema sério. Nos Estados Unidos, ele representa 70% do PIB – Produto Interno Bruto. E milhões e milhões […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: