Como economizar

guardando dinheiro

Economizar não é nada fácil. São gastos com alimentação, transporte, faculdade, xérox, roupas… A seguir algumas dicas para gastar menos.

Tenha um objetivo – parece bobo, mas não é. Ter um objetivo, como uma viagem para o exterior, uma faculdade paga, um carro ou apartamento, ajuda a pensar duas vezes antes de gastar.

Evite os amigos da onça – outra coisa importante é evitar sair com amigos que têm a cara de pau de te pedir para pagar a conta. Se sair com eles, divida tudo certinho. Ajuda na gasolina e válida, desde que considerado o trajeto e o valor.

Deixe o cartão de crédito em casa – sei que soa óbvio, mas ter um cartão de crédito à mão é sempre perigoso. Os shoppings estão cheios de tentações e vendedores treinados para te fazer consumir.

Faça compras pela internet – ao fazer compras pela internet, você vai direto no seu objetivo, e acaba gastando menos. Avalie se realmente precisa do produto, e prefira boletos bancários – muitos sites oferecem descontos para quem utiliza esta opção de pagamento. Leve em conta o preço do frete! Não adianta economizar no produto e gastar uma fortuna em frete. Pense bem.

Mantenha seu nome limpo – por incrível que pareça, mesmo que você não atrase a fatura do cartão de crédito, o valor dos juros do rotativo pode ser maior se você tiver o nome sujo, pois você é considerado um cliente de alto risco.

Quite dívidas antigas – restituição do imposto de renda, abono salarial, abono do PIS, férias, 13º salário… Utilize o dinheiro extra para quitar dívidas e se livrar do monte de juros atrelado às mesmas.

Use soluções caseiras – economize no cabeleireiro fazendo escova em casa, o mesmo vale para manicure e depiladora. Os gastos com beleza podem ser evitados em muitas situações.

Informe-se – verifique sempre o extrato de sua conta corrente e questione o banco, leia sobre os investimentos mais rentáveis. Dica: Infomoney.com.br

Fontes: Infomoney e experiência própria

3 respostas para Como economizar

  1. Laurye Borim disse:

    Deixar o cartão em casa é a melhor. Funciona mesmo!

    • Kathia disse:

      Essa do nome limpo eu não sabia… Eu nao uso mais cartã nenhum, isso é ótimo pq vc só compra à vista, o que dá pra comprar.
      Bj

  2. Nitya Rios disse:

    Eita, agora acostumei a só sair com o cartão. Costume feio!rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: