Realidade paralela

mentira-pinoquioNo colegial eu tinha uma amiga que dizia que sua vida era mais confusa que últilmo capítulo de novela da Globo, com direito a casamento e tudo. Após dois anos, descobrimos que esta amiga havia criado uma “realidade paralela”, ou seja: tudo o que ela contou para nós era mentira. O namorado, o carro, as viagens.

Histórias como essa da minha (ex) amiga não são tão difíceis de serem encontradas. Por medo da rejeição ou insegurança, acabamos inventando mentirinhas inocentes, que acreditamos não serem prejudiciais a ninguém. Só para ficar bem com os amigos, sabe?

Um belo dia, a situação começou a ficar insustentável. Eu já não aguentava mais fingir que acreditava em tantas mentiras, e a coloquei contra a parede. Mas os passos e as palavras dela pareciam roteirizados, programados para acreditar naquelas verdades.

– Eu sei que é tudo mentira. Não vou mais fingir que acredito.

– [Longa pausa] Claro que é tudo verdade! Você é que não acredita em nada do que dizem!

– Ah, para com isso! Já estou cansada de você querendo tirar vantagem de tudo, e o pior, com mentiras!

– [Personagem se afasta. Começa a chorar.] Como vocês podem pensar isso de mim? É tudo verdade! Vamos marcar um jantar para vocês conhecerem meu namorado!

O jantar é marcado. Mas o namorado imaginário não aparece, como se pode imaginar. E os problemas da menina foram se agravando. Ela não só criou um mundo paralelo como começou a acreditar nele. Até que chegou um momento em que nem ela mesma sabia o que era mentira e o que era verdade.

Não sei como ela está hoje. Se já conseguiu parar de mentir, se arrumou um namorado de verdade. Só torço para que ela tenha parado de andar na companhia daquela senhora de pernas curtas.

Deixe uma resposta

