O que é cultura para você?

Cultura são costumes, tradições, são práticas sociais. Cada povo tem a sua cultura, seus conceitos, seus hábitos. É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Sempre ouvimos expressões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “Ele não é uma pessoa culta”. Esse é um pensamento equivocado e arbitrário a respeito do real siginificado de cultura. Os verdadeiros conceitos de cultura, normalmente, aprendemos com a orientação de alguém, na faculdade, por exemplo.
Quando não temos acesso a esse tipo de informação, acabamos por desconhecer o que é de fato a tal cultura.
Se todas as pessoas possuem costumes, crenças, valores, leis, moral, línguas, hábitos, gostam de música, ou de arte, ou de livros, nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social.
Dessa forma, também não podemos dizer que uma cultura é superior a outra, como um modelo a ser seguido por todos.
Não existem níveis de cultura, e sim, diferenças entre elas. Niguém tem o poder de definir o que é certo ou errado, dentro de um contexto cultural. Vou ser menos culta de assistir o programa do Datena? Não. Claro que não. Cabe à mim o discernimento de entender que não é porque uma mãe espanca seu filho ate a morte, que essa atitude é comum e que eu também devo faze-la, um dia. Sou mais culta porque escuto Chico Buarque? Não. Claro que não. Quem foi que disse que as músicas dele são fazem parte de um padrão de cultura? Aliás, onde é que existe esse padrão de cultura? Eu desconheço. Na minha humilde opinião, o que falta para o população brasileira é mais conhecimento e não mais cultura.
Como dizem, ‘o buraco é mais fundo do que se imagina’.
Acho bobeira quem critica programas de TV taxados de bregas, e acusam de imbecis quem os assistem. Acho feio quem critica os diversos estilos de músicas que temos em nosso país, colocando somente certos tipos como os bons, como os merecedores de serem apreciados. Isso é errado! Há anos que escuto coisas do tipo “O programa do Datena é horrível. Só pessoas burras que assistem. Prefiro o Roda Viva”. Puro preconceito, certamente, de quem não assiste nenhum dos dois programa e por esse motivo, não poderia opinar.
É uma questão de gosto, de preferências, de afinidades e não de ser mais ou menos culto que o próximo.

cultura

Uma resposta para O que é cultura para você?

  1. Kathia disse:

    Gostei!! É aquilo que o Reginaldo Rossi, conhecido como brega, falou na Virada Cultural: “Caetano, Chico Buarque, Gal Vosta (…) pegaram a MPB para eles e disseram: ‘o que nós fazemos é cultura. O resto é brega’. Acho que é bem isso mesmo, um pequeno grupo que se auto intitula intelectual, quer definir o que é cultura e o que não é. Besteira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: