Uma reflexão sobre o Twitter

twitterO serviço oferecido pelo Twitter já foi bastante comentado pela mídia, que já ensinou como utilizá-lo, os perigos e como aumentar a rede de seguidores. Mas onde o Twitter quer chegar?

Em 2004, foi criado o site Orkut. Divulgado e estudado à exaustão pela mídia, o “site de relacionamentos” fez bastante sucesso por um tempo. Permitia que, os usuários vissem o perfil, fotos e recados dos outros. Era o anonimato do voyerismo da vida dos outros. Traduzindo, era assistir de camarote a vida alheia, sem sem percebido.

Mas no Twitter é bem diferente. Há a criação do perfil. Os “amigos” agora são “seguidores”, mas a batalha para ver quem tem mais continua igual. Não há comunidades, mas há os perfis “seguidos”.

O que dizer em 140 caracteres? E por que dizer?

O Twitter trouxe algo que nenhum site havia conseguido antes: aproximar as celebridades do público. O sonho dos fãs se concretiza: é possível saber o que os artistas estão fazendo em tempo real, e melhor: há a possibilidade de enviar mensagens a eles, e melhor ainda: ser respondido.

Desde que o mundo é mundo, ou que “está sendo”, como disse Paulo Freire, as pessoas estão acostumadas a ter algum superior. Seja rei, rainha, político, senhor feudal, ou artistas, como acontece hoje. O ser humano necessita de uma hierarquia. E se antes os artistas eram pessoas distantes, que habitavam os corredores do Projac e os sets de Hollywood, hoje eles estão num computador com internet mais próximo de você.

O caminho que vai sendo traçado pela internet ainda é escuro. Com o Twitter não é diferente. O que dizer em 140 caracteres? Simplesmente o que você está fazendo? Mas quem vai se interessar? No caso das celebridades, muita gente se interessa, e quer ser ouvida, enviando mensagens. Mas e o cidadão comum? O que ele fará, diante da pergunta: “o que você está fazendo?”, e da caixinha embaixo dela aguardando uma resposta?

José Saramago, vencedor do prêmio Nobel de literatura, declarou sobre o Twitter: “(…) os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido”.

Twitter

O que é? Serviço que possibilita postagens com até 140 caracteres.

Onde? www.twitter.com

Tutorial: como usar? Clique aqui. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: