Brasil: um país quente, mas morno

lei-antifumoEm maio, quando a lei antifumo foi finalmente aprovada, a maioria dos fumantes entrou em pânico. Não só eles, mas também os donos de estabelecimentos, temendo a perda da freguesia adepta do fumaceiro.

No dia 6 de agosto, às 23h59, fumantes davam os últimos tragos dentro de baladas e bares: era o fim da fumaça privado-coletiva, pelo menos em São Paulo.

O que mais assustou o brasileiro não foi exatamente a lei. Pois há infinitas leis na Constituição, e os crimes continuam acontecendo. Assim como a “lei seca”, a multa para quem desse só um ‘traguinho’ ou tivesse um miligrama de álcool no sangue é alta.

Quase que pela primeira vez, via-se uma lei realmente radical. Para um país que está acostumado a coisas mornas e brandas, é um passo gigante. Hoje, três meses após a lei antifumo entrar em vigor, retomei o gosto por sair de casa. O cabelo volta cheiroso do barzinho, igual à roupa nova. Meu travesseiro não cheira mais a cigarro de sábado para domingo.

Vi uma pessoa fumar dentro do bar, e logo foi repreendida pelo segurança. Achei ótimo. Para se viver em sociedade, é preciso respeitar o coletivo. Finalmente uma lei tão quente quanto as cinzas de cigarro que já me queimaram enquanto eu cruzava a pista de dança.

Anúncios

6 Responses to Brasil: um país quente, mas morno

  1. Nitya Rios disse:

    Kathia, já fui embora de balada com 3 hematomas feitos por cigarros de idiotas alheios. Enfim, uma lei inteligente. Parabéns pelo texto. Bjomeliga.rs

  2. Chiu disse:

    Realmente um lei muito importante para um país que tem milhões de problemas e o governo se preocupa com um cigarro idiota !!!
    Fala sério …existem outras prioridades !!!

    • Kathia disse:

      Chiu,
      Foi constato nos EUA que a lei antifumo reduziu a quantidade de pessoas com doenças cardíacas.
      A sua ‘liberdade’ acaba quando começa a do outro. Lembra dessa frase? Pois é. Se está tudo ruim, por que melhorar um pouquinho, não é verdade? Acho esse tipo de pensamento muito pequeno.
      Obrigada pela visita.

  3. Chiu disse:

    Sabe aquela frase ” os incomodados que se mudem ” … rsrsrrsrsrs brincadeira !!!!!

    Mas continuo achando uma lei “pequena” .

  4. Felipe Maddu disse:

    Eu ando de bicicleta todos os dias, eu faço muito mais pelos pulmões alheios do que essa lei, fato. To cansado de respirar carburador dos carros de pequenos egoístas, que usam seus autos todo dia e muitas vezes há uma única pessoa no carro, lamentável.Não adianta fazer uma m… de uma ciclofaixa pra fim-de-semana.

    • Kathia disse:

      Concordo com vc!!! Queria que SP tivesse mais ciclovias… Sabe, eu ando de ônibus. O transporte público é insuportável, acho que não dá pra pensar em todo mundo deixar o carro em casa enquanto estiver desse jeito!
      bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: