Procura-se filmes para crianças

Animação nem sempre é sinônimo de filmes infantis.

Procura-se filmes de verdade para crianças, e para crianças de verdade. Procura-se filmes encantadores, que não contenham sarcasmo, piadas racistas ou sexistas. Que contenham músicas, mesmo que de início pareçam bregas, mas que daqui a alguns anos farão as crianças se lembrarem dos ‘bons tempos’ ao ouvi-las no rádio.

Você já reparou na quantidade de filmes infantis que surgem no cinema? Principalmente nos meses de férias, como janeiro e julho, uma avalanche de animações invadem as salas e mentes das crianças. Animações, não mais desenhos animados. Em 2009, com o lançamento de “A Princesa e o Sapo”, a Disney inovou justamente por produzir um filme em – pasmem – desenho animado.

Para citar o clássico dos clássicos: “O Rei Leão”, de 1994, é um dos maiores sucessos infantis da Disney. O filme conta a história de Simba, um leão que por motivos dramáticos, se perde de seu reino na floresta. É cheio de músicas marcantes, como “Can You Feel The Love Tonight”, do Elton John. O longa ainda fala sobre lealdade e da eterna batalha do bem contra o mal, quando Simba enfrenta o tio Oscar.

Porém, ultimamente o que se tem visto nas salas de cinema, são filmes de animação com temática cada vez mais adultas. Claro que isso não é ruim, muito pelo contrário. Filmes reflexivos são sempre bem vindos, mas não são infantis. Se você está procurando filmes para os baixinhos (by Xuxa), fique longe desses aqui:

Shrek (2001) – O mais ‘anti-Disney’ de todos os filmes de animação, tira sarro das músicas dos contos de fada da empresa do Mickey. Pássaros, borboletas e princesas têm funções diferentes aqui: também cantam Led Zepellin e fazem vinganças. Apesar de muitos pais acreditarem ser um filme infantil, está longe disso. É preciso ter uma experiência mínima para entender as sacadas e piadas. A trilha sonora, composta por Smash Mouth, realça a témática para ‘crianças crescidas’.

Wall E (2008) – No futuro, a humanidade foi soterrada por seu próprio lixo. A empresa BNL, a única do mundo, envia seres humanos para o espaço sideral, a bordo de uma estação espacial. Wall E, um robô ultrapassado, trabalha sozinho recolhendo o lixo durante 700 anos, e conhece uma robô, EVA, por quem se apaixona.

Up – Altas Aventuras (2009) – maravilhoso filme sobre um vendedor de balões de 78 anos, que vive sozinho. Russell, um garotinho escoteiro tenta oferecer ajuda e é ignorado. A partir daí, eles viverão uma grande aventura. Mais um filme para adultos, lindo, porém sério demais para crianças.

Os Fantasmas de Scrooge (2009) – A história é antiga e se baseia no conto de natal mais famoso (do mundo?) de Charles Dickens. Ebenezer Scrooge é avarento e maltrata os funcionários, até que recebe a visita dos fantasmas dos natais passados. É assustador, tem gritos e sustos. Não recomendável para crianças.

Toy Story 3 (2010) – Lançado 15 anos após o primeiro, conta a história dos brinquedos de Andy, que estão bem vivos no terceiro filme da série. O filme é lindo, com lições sobre moral e lealdade, mas recheado de piadas adultas, sobre o Ken, por exemplo. É um filme para as ‘crianças’ com 15 anos a mais que acompanharam o primeiro.

E vem por aí…

Enrolados (2010) – Uma aposta de “Shrek” da Disney, conta a história da Rapunzel de uma forma diferente… Clique para ver o trailer.

Com tanta necessidade de reinvenção, principalmente no cinema infantil, que antes era tomado por clássicos de princesas, musicais, passarinhos e etc., daqui a pouco clichê mesmo será produzir os nada infantis filmes para crianças.

3 respostas para Procura-se filmes para crianças

  1. Leonardo disse:

    Eu discordo de voce
    E você ja viu as coisas por tras do Rei Leão como a marcha nazista dos “mauvados” e a voz propositalmente “emboiolada” do vilão.
    E ai é realmente infantil??

    • Kathia disse:

      Mas aí vc está falando de mensagem subliminar, creio eu. Mas eu, no ápice da infância, adorava as músicas e os ensinamentos do Rei. O que eu quero dizer com o texto é que hoje as coisas estão cada vez piores… Filmes com piadas sexistas, machistas, entretenimento de adulto.

  2. alline disse:

    meu querido,por acaso vc esta pensando que as crianças são inocentes??
    na minha época sim(isso pq eu só tenho 18 anos) mais agora,elas tem radio com musicas “adultas”,filmes com uma estilo adulto,e principalmente as novelas que hj tem muitos conteudos “adultos” não tem como privar as crianças de “amadurecer” mais rapido com internet,radio,tv.
    acho que os filmes condizem com a evolução que o mundo esta tendo.ninguem vai lançar algo que não de lucro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: